terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Vida e obra de Almeida Garrett (síntese).
João Baptista da Silva – mais conhecido por Almeida Garrett – foi um grande escritor português, considerado o primeiro autor romancista do nosso país. Almeida Garrett nasceu a 4 de Fevereiro de 1799, no Porto. Garrett – o seu apelido – é proveniente da sua avó paterna de origem irlandesa.
Em 1809, ainda durante a sua infância, partiu com a família para os Açores (mais concretamente para a Ilha Terceira) devido à invasão francesa, onde estudou com o seu tio Frei Alexandre da Sagrada Família, o qual o iniciou na poesia. Rumou novamente ao continente com 17 anos para fazer o curso de Direito em Coimbra, acabando-o em 1821. Durante essa época foi influenciado pelas ideias liberalistas da mesma Os principais autores iluministas que contribuíram para a escrita da sua obra foram Voltaire, Maffei e Alfieri.
Finalmente, em 1821, é editada a sua primeira obra – Retrato de Vénus. A obra foi considerada controversa e foi até mesmo censurada, o que levou a ser intimado pelo tribunal, sendo absolvido mais tarde.
Em 1823, devido a ser defensor de ideias liberalistas, teve de procurar o exílio em Edgbaston. Foi durante esse período de exílio na Inglaterra que contactou com o Romantismo, sendo reconhecido mais tarde como um dos maiores românticos portugueses. As primeiras obras românticas de Almeida Garrett foram Camões e Dona Branca. Na época mais brilhante da sua carreira, a obra literária que mais se destacou foi Frei Luís de Sousa.
Almeida Garrett é considerado por muitos autores como um “autor completo”, pois escreveu obras-primas nos três grandes géneros literários: na poesia, no teatro e na prosa, renovando a escrita da época em todos eles. Acabou por morrer a 9 de Dezembro de 1854 em Lisboa.
Trabalho realizado por: Erik Dornelles, Miguel Martinho, Pedro Guerra e Pedro Neto.
Correcção: Professora orientadora cooperante Regina Jerónimo e Prof. Carlos Mangas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário