terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Características da tragédia clássica em Frei Luís de Sousa (síntese).


A obra Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett é caracterizada como um drama romântico, apesar do autor ter recorrido a vários elementos da tragédia clássica.
Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das personagens; pela tentativa de racionalmente negar a crença no destino, mas psicologicamente deixar-se afectar por pressentimentos e acreditar no Sebastianismo; pelo uso de prosa em vez do verso e pela utilização de uma linguagem mais próxima da realidade vivida pelas personagens; não ter preocupações excessivas com algumas regras, como a presença de coro ou a obediência perfeita à lei das três unidades (acção, espaço, tempo).
Os elementos da tragédia clássica presentes na obra são: o desafio (insubmissão de uma ou mais personagens cujos actos desafiadores se reflectem nos restantes); conflito (dilemas interiores vividos pelas personagens); destino (força implacável do destino que domina e pune o Homem); sofrimento (padecimento cada vez mais intenso das personagens, originando medos, aparentemente infundados); reconhecimento (identificação de pessoas ou coisas); auge (momento de maior intensidade dramática); peripécia (mudança repentina e inesperada do rumo da acção); catástrofe (desenlace calamitoso, com a morte inesperado do(s) herói(s), provocada pelo destino implacável).

Os acontecimentos na obra que espelham cada um dos elementos da tragédia clássica são:

- Desafio: D. Madalena apaixona-se por D. Manuel ainda em vida do marido (segundo casamento desta);

- Conflito: Dilema de Telmo que se sente dividido entre o amor de Maria e a fidelidade a D. João de Portugal;

- Destino: A ausência, durante 21 anos, de D. João e o seu regresso;

- Sofrimento: Os sentimentos de culpa e incerteza da Madalena;

- Reconhecimento: Identificação do Romeiro;

- Peripécia: Regresso inesperado de D. João de Portugal, que provoca uma súbita mudança no seio familiar. Anulação do 2º casamento de D. Madalena e consequente ilegitimidade da filha;

- Catástrofe: Morte de D. Maria de Noronha.


Trabalho realizado por: André Viegas, Melanie Madeira e Daniel Mestre.
Correcção: Professora orientadora cooperante Regina Jerónimo e Prof. Carlos Mangas.

Sem comentários:

Enviar um comentário