terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Época romântica: datas, características e temas (síntese).
O Romantismo foi um movimento cultural que surgiu na Europa (mais concretamente na Inglaterra) na segunda metade do séc. XVIII. Era a expressão artística e literária da consciência burguesa da altura.
Os três pilares (valores) que sustentam a corrente romântica são o individualismo, o subjectivismo e a intensidade. Esta acredita também no progresso, na liberdade e na bondade natural do homem corrompido pela sociedade.
No que se refere ao contexto histórico, quando o Romantismo chegou ao nosso país, Portugal encontrava-se numa guerra civil entre liberais e absolutistas, mais precisamente no ano de 1825, data do início da época romântica no nosso país, devido ao lançamento do poema Camões, de Almeida Garrett, que juntamente com Alexandre Herculano (outro grande romancista português), foram exilados para a Inglaterra devido aos conflitos existentes em Portugal.
O Romantismo em Portugal foi formado baseando-se nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
As temáticas abordadas nas obras dos autores românticos são o individualismo, as crenças e superstições, religiosidade, a sacralização do amor, as liberdade como um valor máximo, o papel desmesurado da fantasia, o gosto pela natureza nocturna, a procura de lugares exóticos, o patriotismo, o tema da morte e o sebastianismo (devido à morte do rei D. Sebastião, como não havia descendentes ao trono, este foi tomado pelo rei espanhol, criando uma inconformidade com a política vigente e passando a existir o sentimento de expectativa e esperança de uma salvação miraculosa, através da ressurreição de morto).
De todas estas temáticas, aquelas que são abordadas na obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, e as personagens onde estão patentes estas temáticas são:
- o Sebastianismo, patente na personagem de Telmo e Maria;
- o patriotismo, patente na personagem de Manuel de Sousa Coutinho, que incendeia o seu próprio palácio para que este não fosse ocupado pelos espanhóis;
- as crenças, superstições e religiosidade, existentes nas personagens de Telmo, Maria e Madalena, que aludiam a visões e sonhos que tinham;
- o individualismo, existente em madalena que promove o confronto entre o indivíduo e a sociedade;
- o tema da morte: a morte como solução de conflitos. Esta pode ser de vários tipos, como por exemplo, a morte física de Maria e a morte simbólica de Manuel e Madalena, que ao vestirem o hábito e irem para um convento, morrem para a vida mundana.
A obra de Frei Luís de Sousa (que iremos analisar nas próximas aulas), ao abordar várias das temáticas que são normalmente abordadas por autores românticos, faz de Almeida Garrett, não só um ilustre autor português mas também o impulsionador do Romantismo em Portugal.
Trabalho realizado por: Diogo Salgadinho, Tatiana, Ricardo e João.
Correcção: Professora orientadora cooperante Regina Jerónimo e Prof. Carlos Mangas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário